O que é o AVC?
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma doença neurológica resultante da diminuição súbita do aporte de sangue a uma determinada região do cérebro, podendo danificar as células cerebrais e impossibilitando-as de cumprir a sua função.
O AVC é classificado consoante a sua origem. Designa-se de AVC isquémico quando tem como origem o bloqueio de uma artéria que leva o sangue para o cérebro e de AVC hemorrágico quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro causando uma hemorragia. Quando ocorre morte do tecido cerebral designa-se de enfarte cerebral.
Qual a sua incidência?
O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal.
Segundo fonte do INE em 2018 os acidentes vasculares cerebrais causaram 11 235 óbitos, representando 9,9% da mortalidade em Portugal.
A cada segundo uma pessoa sofre um AVC em todo o Mundo.
Quais os sinais e sintomas do AVC?
- Dormência, diminuição da força ou paralisia de um lado do corpo, podendo ser um braço e/ou perna
- Desvio da comissura labial (um dos lados dos lábios descaídos), podendo também ter a parte inferior da pálpebra descaída
- Fala arrastada ou discurso incompreensível
- Visão nublada ou perda de visão
- Confusão e cefaleias (dores de cabeça) intensas
O que devo fazer se tiver algum destes sintomas?
Ligue imediatamente para o 112
Estes sintomas são irreversíveis?
As primeiras horas após o início dos sintomas são fundamentais para prestar auxílio, pois o sucesso para o tratamento e posterior recuperação está dependente do intervalo entre o inicio da sintomatologia e a intervenção médica especializada.
Poderá ocorrer reversão completa dos sintomas antes das 24h , designando-se de AIT (Acidente Isquémico Transitório) ou após as 24h, ou poderá ficar com incapacidades a longo prazo.
Os efeitos do AVC dependerão da região do cérebro que foi afetada, da gravidade da lesão e do estado geral de saúde do utente quando ocorre o AVC.
Como posso prevenir o AVC?
- Não fumar
- Não ingerir em demasia bebidas alcoólicas
- Realizar uma alimentação saudável
- Restringir o consumo de sal
- Praticar exercício físico regularmente
- Controlar a tensão arterial
- Controlar a diabetes